Blog

Como higienizar o veículo no período de pandemia.

Autor: big  Data: 02/02/2021

Devido à pandemia causada pela COVID-19 as pessoas tiveram que se reinventar para conseguirem adaptar seu cotidiano atendendo às precauções contra o vírus. Uma das medidas mais comuns aderidas é a diminuição do uso de transportes públicos.

Com o objetivo de evitar aglomerações, as pessoas têm utilizado cada vez mais veículos próprios para se locomover ou utilizado aplicativos de transporte privado. Entretanto, mesmo automóveis particulares requerem cuidados relacionados à higiene, para evitar a contaminação pelo vírus.

Portanto, se você possui um veículo particular e, principalmente, se o utiliza para trabalhar no transporte de pessoas e produtos, fique atento às nossas dicas.

Perigos da falta de higienização dos veículos no período de pandemia

Já é comprovado cientificamente que o vírus causador da pandemia pode sobreviver durante alguns dias em certas superfícies. Plástico é um material que, segundo as pesquisas, oferece um ambiente favorável para a sobrevivência de até três dias do vírus.

Como os veículos possuem muito plástico em sua estrutura, a limpeza deve ser bastante minuciosa para eliminar as chances de disseminação da COVID-19.

Além disso, apesar de muitas vezes o motorista estar sozinho no carro, no seu destino, ele provavelmente terá contato com outras pessoas. Dessa forma, pode acabar trazendo o vírus para o seu carro, já que, necessariamente, terá que interagir fisicamente com o veículo.

Por isso, é muito importante manter os veículos higienizados, mesmo quando não há aglomerações ou circulação de pessoas dentro dele.

Dicas para higienizar o veículo no período de pandemia

Devido às restrições de contato social, essa higienização precisará ser feita, na maior parte do tempo, pelo próprio dono do veículo. Existem cuidados a serem tomados que envolvem rotinas diárias de limpeza, por isso, é importante que todos saibam como higienizar adequadamente os automóveis.

É muito importante ter sempre o álcool em gel no veículo para higienizar as mãos ao sair e entrar. Álcool em gel pode ser utilizado para limpar as áreas que possuem contato constante com as mãos do motorista, como:

– Volante;

– Freio de mão;

– Cinto de segurança;

– Rádio.

Além disso, é importante passar o produto também nas chaves, pois possuem bastante contato com o exterior do veículo. É importante ter cuidado, porque alguns plásticos não reagem muito bem ao álcool, sendo necessário o uso de algum outro desinfetante ou álcool isopropílico.

Para os bancos, a aspiração periódica é de suma importância. Eles devem ser limpos com produtos específicos ou com água e sabão neutro, com certa frequência. Lembrando que é importante se certificar de retirar todo o produto e a umidade com um pano seco após a limpeza.

Motoristas de aplicativos

Para quem trabalha como motorista de aplicativos os cuidados devem ser ainda maiores. Além de se certificar de estar sempre com o veículo higienizado, deve usar equipamentos de proteção individual, como as máscaras.

O objetivo é proteger a si mesmo e oferecer um transporte seguro para os clientes.

Para saber mais sobre os cuidados a se tomar com o seu veículo, acesse nosso site e fique por dentro dos nossos conteúdos.

 

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e receba notícias e dicas sobre o mundo automobilístico.