Blog

Trabalha com sua moto? Cuidados para ter uma direção segura.

Autor: admin  Data: 01/12/2020

Todo profissional que usa moto para exercer seu trabalho sabe o quanto é importante uma direção segura para evitar acidentes e manter seu veículo sempre conservado.

Com os perigos do trânsito brasileiro, ter cuidado ao pilotar uma moto é essencial para qualquer motociclista, principalmente pelo fato de se tratar de uma direção perigosa e cheia de desafios.

Não importa se você trabalha com a moto da empresa ou possui seu próprio veículo, a direção defensiva precisa fazer parte do seu trabalho, até porque, não é apenas a moto que precisa ser zelada, mas principalmente a sua vida.

Com este artigo, vamos mostrar a você quais são os principais cuidados na condução de uma motocicleta, principalmente para quem tem que estar diariamente em cima das duas rodas. Acompanhe!

Mantenha distância

Assim como qualquer outro veículo em movimento, as motocicletas também precisam respeitar a regra da distância segura do veículo à frente.

Muitos dos acidentes envolvendo motociclistas ocorrem porque essa medida de segurança não é seguida. Mas é dessa forma que você poderá evitar um acidente em caso de frenagem brusca do motorista que está adiante.

Cuidado com o ponto cego

É muito comum acidentes acontecerem pelo fato de os demais motoristas não enxergarem a moto, devido a ocorrência do ponto cego.

Para fugir de acidentes resultantes dessa falta de visibilidade, os motociclistas devem evitar trafegar logo atrás de carros ou entre as pistas, no espaço lateral entre os demais veículos.

Respeite as leis de trânsito

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) possui diversas regras que tem como objetivo garantir que os motoristas dirijam com segurança e a ordem no trânsito seja mantida.

Existem regras gerias para todos os motoristas e algumas especificas para motocicletas e seus veículos.

É extremamente importante seguir todas elas, desde a que se refere ao uso do capacete até as mais genéricas, como limite de velocidade e obediência à sinalização.

Respeitar as leis de trânsito ajudar a diminuir os riscos e melhora as condições de circulação dos veículos.

Sempre respeite os limites de velocidade

Já citamos o fator velocidade aqui, mas vale a pena ter um tópico especifico só para esse assunto, considerando que as altas velocidades são um dos principais motivos dos acidentes de moto em todo o país.

Todos sabemos que a facilidade que as motos oferecem ao trafegar mais livremente e a possibilidade de chegar rápido ao destino são muito grandes. Sem falar na sensação de liberdade que esse veículo proporciona em velocidades maiores.

No entanto, mais do que boas sensações e chegar cedo, a segurança de todas as pessoas envolvidas no trânsito é muito importante. Por isso, respeite sempre os limites de velocidade, independentemente do local ou das circunstâncias. Lembre-se que além de ser responsável por você, outras vidas também podem estar nas suas mãos.

Garanta uma proteção veicular

Motoristas geralmente se preocupam bastante com o seguro do carro, mas muitos deles não se dão conta da importância de uma proteção veicular também para moto.

Por se tratar de um veículo com riscos de acidentes altos, garantir que a motocicleta esteja segura é uma ótima forma de evitar prejuízos.

Considere ainda que uma moto, por ser menor do que os demais veículos, acaba sendo mais frágil, o que faz com que até mesmo uma colisão menor resulte em maiores danos. 

Por essas e outras, não perca tempo e evite imprevistos garantindo a segurança do seu veículo. Ligue e conheça os benefícios de fazer parte da BIG Proteção Veicular: 31 2524-3600. 

 

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e receba notícias e dicas sobre o mundo automobilístico.